domingo, 9 de junho de 2013

Depoimento

Depoimento de leitura e escrita.
Já participei do curso leitura e escrita na contemporaneidade onde tínhamos que fazer essas mesmas atividades. Meu primeiro depoimento era assim. Ler é uma tarefa mágica, com a leitura abrem-se as portas para a imaginação, tornando possível a realização de sonhos inimagináveis, a descoberta de culturas diversificadas, o encantamento dos sentimentos e a troca de saberes e experiências. Encantei-me com o relato de Marilena Chauí que afirma que o livro abre portas para um mundo novo, foi exatamente o que aconteceu comigo na infância, morava no interior de Minas e logo cedo fui introduzida no mundo da leitura que despertou em mim um novo olhar e uma nova maneira de pensar, com “Marcelo, marmelo, martelo e outras histórias” de Ruth Rocha, percebi que poderia criar palavras novas e compreender o sentido da amizade com “A Turma do Pererê” de Ziraldo. 
Já na adolescência no Litoral de São Paulo, fui novamente levada por uma amiga a conhecer e amar “Feliz ano velho” de Marcelo Rubens Paiva e “O mundo de Sofia” de Jostein Gaarder, que desencadeou novamente a mesma paixão pela leitura que não quero me distanciar jamais.
Hoje, porém, confesso que estou lendo bem menos, tenho dedicado um tempinho para a leitura religiosa. Um bálsamo, uma verdadeira maneira de acalentar os sentidos, diferente de todas as outras experiências de leitura que vivi anteriormente. Posso afirmar que a leitura na minha vida é composta por fases, leio conforme a necessidade da alma “e do trabalho também”, mas todas elas são enriquecedoras. Como Rubem Alves nos diz que a experiência literária é um ritual antropofágico. É magia.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem - Sua opinião é muito importante para nós